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Bem-vindos ao nosso blog sobre pesquisa documental.
Aqui, vocês encontrarão textos, vídeos, entrevistas, além de pesquisas realizadas na área da educação e que se utilizaram da pesquisa documental.

O Conceito de Pesquisa Documental

            Sendo uma técnica decisiva para a pesquisa em ciências sociais e humanas, a Análise Documental é indispensável porque a maior parte das fontes escritas – ou não – são quase sempre a base do trabalho de investigação; é aquela realizada a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos.
            A pesquisa documental é realizada em fontes como tabelas estatísticas, cartas, pareceres, fotografias, atas, relatórios, obras originais de qualquer natureza – pintura, escultura, desenho, etc), notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoal ou comercial, documentos informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos (Santos, 2000).
A análise documental constitui uma técnica importante na pesquisa qualitativa, seja complementando informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (Ludke e André, 1986).
Em pesquisa realizada em 2006, a professora Berenice Corsetti apresentou um estudo em que procurava caracterizar a adoção da análise documental pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.
Neste estudo, é possível identificar que na linha de pesquisa intitulada Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, as pesquisas realizadas são de cunho etnográfico, que utiliza a análise documental numa triangulação com a entrevista e com a observação. Os principais acervos utilizados são: documentos legais (sobretudo a legislação), os diferentes materiais escolares (cadernos e livros escolares), registros de professores e alunos, enfim, toda a documentação que permita recuperar as práticas pedagógicas e a formação do educador.
Na linha de pesquisa denominada Currículo, Cultura e Sociedade destaca-se a pesquisa de caráter historiográfico relacionada à História Cultural. Entre o acervo documental destaca-se toda a documentação relacionada à imigração, particularmente a alemã, e também, materiais recolhidos junto à comunidades regionais, como jornais, materiais didáticos, entre outros.
Na linha de pesquisa denominada Educação e processos de Exclusão Social, entre as pesquisas que envolvem análise documental, destacamos os trabalho de investigação realizados a partir do acervo de Orçamento Participativo do Estado do Rio Grande do Sul, caracterizando pesquisas relacionadas à educação popular, particularmente preocupadas com o foco da participação popular.
A linha de pesquisa intitulada Educação, História e Políticas destaca-se no conjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, em termos da predominância de investigações relacionadas com a análise documental. Caracterizam-se por ser pesquisas historiográficas, que utilizam fontes primárias de largo espectro, vinculadas a objetos situados no plano das políticas educacionais, sistemas de ensino, instituições educativas, educação na imprensa, história das disciplinas escolares (e acadêmicas), história do currículo, entre outros campos investigativos bastante profícuos (Corsetti, 2006).

Referências
 


CORSETTI, Berenice. Análise documental no contexto da metodologia qualitativa. UNIrevista, vol. 1, n° 1: 32-46 (janeiro 2006). Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/ART%2005%20BCorsetti.pdf> Acesso em: 21 de abril de 2011.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 3. ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2000.